Uma ação socioambiental vai além de um compromisso: é uma oportunidade de transformar realidades.
Em um dos nossos projetos no Espírito Santo, parte das iniciativas de Reparação da Bacia do Rio Doce, mostramos que investir na comunidade local gera impacto social, fortalece as relações e impulsiona o desenvolvimento sustentável. Com capacitação e definição de estratégias de mercado, pequenos produtores se tornam empreendedores.
No final de fevereiro, foi realizada a primeira feira para expor e vender os produtos provenientes das abelhas sem ferrão. Foi um marco importante para consagrar o sucesso da ação socioambiental e de todos que se dedicaram para isso acontecer: comunidade, empreendedores e a consultoria.
Construir legado, fortalecer a geração de renda e abrir caminhos para o protagonismo regional foram os pilares que nortearam essa iniciativa transformadora no Espírito Santo. Após um ano de capacitação, os produtores locais conseguiram transformar conhecimento em uma oportunidade real de negócio sustentável.
A Tetra+ estruturou um ciclo completo de desenvolvimento, combinando assistência técnica, consultoria especializada para otimizar o manejo das colmeias, desenvolvimento de produtos com o uso de Design Thinking para criar soluções inovadoras e capacitação em marketing e vendas, com estratégias para posicionamento de mercado, criação de marca e testes reais de comercialização.
Investir na comunidade local é uma excelente estratégia para minimizar riscos e garantir a continuidade das operações, ao mesmo tempo em que se gera valor. Uma boa relação com a comunidade reduz atritos, agiliza processos e fortalece a imagem do empreendimento.
Conheça o site do projeto: meliponicultura-tetra-mais.hub.arcgis.com