Na semana passada a Tetra+, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDE) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) de MG, tiveram a reunião de início para elaboração da AAE – Avaliação Ambiental Estratégica do Minério de Ferro no Estado de MG.
Trata-se de iniciativa mais do que relevante para definir o desenvolvimento de um dos pilares da economia mineira em bases sustentáveis.
A AAE vai subsidiar os processos de tomada de decisão para propor diretrizes e políticas para o estado e recomendações ao setor privado para fomentar o desenvolvimento de projetos de mineração de Ferro em alinhamento com os objetivos de desenvolvimento e o planejamento ambiental.
A primeira etapa será um curso ministrado pela professora da Universidade de Lisboa – Maria do Rosario Partidário, autoridade mundial no uso do instrumento AAE, e professores da Universidade de São Paulo, Marcelo Montaño e Evandro Moretto. Na sequência entrevistas com atores-chave do processo, tanto de instituições públicas, como representações setoriais e do setor privado darão início ao processo de participação no processo.
Assim, a Tetra+ ajuda a viabilizar investimentos agregando sustentabilidade aos projetos e às localidades.