17 de Agosto – Dia nacional do Patrimônio Cultural

A Tetra+ possui uma equipe de arqueólogos, antropólogos, cientistas sociais e educadores que realizam os estudos necessários para o licenciamento ambiental, sempre tendo como foco oferecer agilidade e assertividade nos serviços prestados para nossos clientes na salvaguarda e preservação do patrimônio material e imaterial.
Patrimônio este que enriquece nossa história e cultura através das festas, danças, música, arquitetura, arqueologia, manifestações populares, artes e culinária.
A manutenção e preservação do nosso Patrimônio Cultural está garantido pela Constituição desde 1937, pelo Decreto-Lei nº 25, Art. 1 e Art. 134.

Na Constituição de 1988, em seu Art. 216, o Patrimônio Cultural do povo brasileiro foi redefinido abrangendo os bens materiais e imateriais.

Patrimônio Material: São os bens tangíveis, como museus, monumentos arquitetônicos e sítios arqueológicos.

Patrimônio Imaterial: Constituem as expressões simbólicas e culturais de um povo.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), criado em 13 de janeiro de 1937, tem como missão proteger e preservar o patrimônio cultural brasileiro, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.
Agradecemos ao IPHAN e a todos os profissionais e cidadãos brasileiros que de forma direta e indireta lutam para manter a salvo nosso Patrimônio e nossa História.


Fotos: Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca, Rio de Janeiro. | Comunidades Indígenas – Chapada dos Veadeiros, Goiás.